Nota de falecimento

Home » Notícias » Nota de falecimento

Nota de falecimento

Posted on

A GEDAR, Gestão de Direitos de Autores Roteiristas, vem expressar seu profundo pesar pelo falecimento da roteirista, diretora e atriz Rose Lacreta, em São Carlos, SP, no dia 20 de agosto.

Pioneira na luta pelos direitos autorais no Brasil, participou do movimento pelo reconhecimento do direito de exibição pública da obra audiovisual desde os seus primórdios, através de encontros como o da FEDALA (Federação de Escritores e Diretores do Audiovisual Latino-americano), ocorrido em 2009, que contou também com a presença do presidente da GEDAR, Marcílio Moraes e da Secretária Geral da GEDAR, Sylvia Palma.

Rose ainda participou dos dois GTs de Direitos Autorias promovidos pelo MINC, Ministério da Cultura, e foi uma das grandes incentivadoras, juntamente com a GEDAR e a DBCA da luta para que as sociedades obtivessem sua habilitações para exercerem a cobrança do direito autoral no Brasil e em outros países.

Assistente de direção de Ruy Guerra, Rogério Sganzerla e Hugo Carvana, Rose dirigiu filmes como I am a dancer, Encarnação, Missão Rio e Mestre Leopoldina, integrou a diretoria da Abraci (Associação Brasileira de Cineastas) e foi uma das fundadoras da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.