Conheça a nova diretoria da Gedar e suas prioridades
A nova diretoria da Gedar, eleita para o triênio 2023-2025, tem como prioridade a efetivação do direito de autores-roteiristas do audiovisual brasileiro a receberem pelo sucesso de suas obras, assim como já acontece com a categoria dos músicos no País.
É urgente que as múltiplas exibições de produtos audiovisuais, seja na TV aberta ou canais fechados, no cinema ou no streaming, garantam aos seus autores-roteiristas remuneração além daquela paga pela prestação do serviço, da mesma forma que o uso de uma música nessas plataformas hoje gera receita aos seus compositores. Uma realidade que já acontece no mercado audiovisual de países como Argentina, Chile, Colômbia, México, Espanha e França.
Para efetivar o direito de remuneração por comunicação pública da obra no Brasil retomamos neste ano o diálogo com o Executivo e o Legislativo para o aprimoramento da legislação de direitos autorais no País.
A nova diretoria também tem como prioridade a operacionalização de pagamentos a autores brasileiros que tiveram obras exibidas em outros países, por meio de acordos com outras sociedades de gestão de direitos.
O corpo diretivo e o conselho-consultivo da Gedar é composto por autores-roteiristas voluntários. Conheça:
Matheus Colen, diretor-financeiro
Fabiane Leite, diretora de comunicação
Conselho Consultivo:
Marcílio Moraes (presidente)
Carolina Kotscho
Felipe Braga
Michel Carvalho
Sylvia Palma